segunda-feira, 14 de março de 2011

PostHeaderIcon Existe dicas para fazer um bom arroz?

Olá amigas, tudo bem? Como foram de final de semana?

Hoje meu post novamente não é sobre receitas, e sim receber de vocês, que são mais experientes que eu na cozinha, dicas de como fazer um belo arroz. Soltinho, com aquele gostinho bom. 


Eu as vezes faço um arroz interessante, mas tem dias que esqueço o sal e ele fica intragável. Minha mãe faz uma arroz gostoso, nao tão soltinho, mas eu gosto assim mesmo. Ela faz um com cenoura que é simplesmente maravilhoso!!! Minha sogra faz uma arroz que vou contar pra vocês, quando vou na casa dela minha vontade é comer só o arroz. 

Mas eu nao sei qual é o meu problema com arroz, mas não sai!

Então, queria saber das dicas de vocês amigas, a ultima vez que fiz arroz, dei pro meu amado comer. Ele esta comendo e eu falei: " Qual é a nota?", ele riu e disse q estava faltando alguma coisa no arroz. Dai pensei, pensei, pensei e lembrei que tinha esquecido total do sal. Caraca, que idiota! Fiz um jantar bonitinho e tal, e chega no arroz, básico do básico e esqueço do sal? 

Então minhas dúvidas são: 

1- como deixa-lo soltinho?
2- vocês usam tempero pronto?  
3- usam agua quente ou normal para colocar na panela?

É isso meninas, preciso de dicas, qualquer dicas de vocês tá? Quando casar, tenho que preparar um bom arroz pro meu amado.

Bjs

12 comentários:

Fabiana disse...

Olá Andreia....
Adorei esse post, vai nos ajudar muito.
Bom, quando eu morava no Japão, sempre fiz o arroz japones, sem sal e sem oleo.
Mas quando voltei para o Brasil, até que me arrisquei a fazer o arroz japones na panela elétrica, mas fui me rendendo ao arroz bem brasileiro e temperado.
Antes, eu esquentava a agua, mas vi num lugar que não precisava esquentar, para que a agua cozinhasse junto com o arroz.
Coloco um pouco de oleo, frito um dentes de alho e jogo o arroz.
coloco um pouco de sal, jogo a agua e pronto!
Tem dias que coloco cenoura ralada, e outros dias uso o sazon vermelho.....
O meu fica bem soltinho, quando frito o arroz durante muito tempo, antes de jogar a agua.
vou voltar para ver outras dicas.
beijos

Josy disse...

Oi Andreia. esse post é bem interessante, creio que vai ajudá-la e a outras pessoas tbém. Eu sempre tive esse problema assim como vc, depois que mudei meu arroz pelo parbonizado, que adoro, ele sempre ficou soltinho. Eu sempre coloco um fio de óleo, frito cebola e alho picadinhos, despejo a arroz e dou uma refogadinha até ele ficar meio que transparente, ai adiciono água sempre fervente, até cobrir o arroz, deixo inicialmente em fogo alto, conforme vai secando a àgua, baixo o fogo, e se necessário acrescento mais água, pouco...Depois de pronto, desligo o fogo, e deixo a panela tampada,no parbonizado não precisa, mas qdo é outro tipo de arroz, passado uns 10 minutos após desligar a panela, mexo o arroz com um garfo e ele fica soltinho. Ahh! Tem dias que coloco temperinho pronto sim. Espero ter ajudado... Não esqueça do sal kkkkk Coloque na hora que estiver fritando o arroz que assim vc não esquece mais... Voltarei prá as dicas de outras amigas...bjocas

Andréa Santana disse...

Olá minha querida, gostei deste post é bom que eu vou aprender a cozinhar arroz também, eu não sou muito boa pra fazer arroz o meu esposo faz um que fica muito soltinho, mas o meu é meio papado, ele faz igual a Josy, sei fazer muita coisa mas arroz não é meu forte, kkkkk, verdade.

bjs,
Andréa...

Sonia disse...

Oi Andreia, eu também gostava demais do arroz da minha sogra.
Embora não consiga fazer igual ao dela, o meu melhorou muito com o tempo.
A minha receita é assim: em uma panela coloco o óleo e temperos a gosto, esquento,(eu uso somente alho picadinho). Lavo, escorro bem o arroz e refogo, ou seja frito bem até perder a transparência do grão. Ai coloco o sal e a água fria.
Misturo bem e deixo no fogo alto.
Quando a água seca completo com um pouco de água, só na superfície do arroz.
Abaixo bem o fogo e deixo secar, quando está seco desligo e deixo a panela tampada por uns cinco a dez minutos.
Aí, é só servir, geralmente fica bem soltinho e saboroso.
Meu marido é fã de arroz e aprova rsrsrs.
Espero ter ajudado.
Beijos

welze disse...

olá minha linda, com certeza já teve muitas respostas, mas darei meu pitaco humildemente. faço assim, bem antes de fazer o arroz, o lavo mesmo sendo aqueles que dizem na embalagem não precisar lavar. deixo escorrendo numa peneira. na hora do preparo, coloco pouco óleo na panela, frito alho espremido na hora e coloco o arroz. Junto o sal, frito bem e adiciono o dobro da medida do arroz em água fria. coloco a tampa de lado e abaixo o fogo. por aqui dá certo. boa semana. desculpa por usar tanto espaço.

Talita Cristina - Líder Receitas disse...

hahaha, fiz um post, como este, no ano passado, a pedido de um amigo que tinha acabado de se casar e a esposa não sabia fazer nem miojo (pensa que desastre!)rsrsrs
Isto é super útil, mesmo.

Bjo,
Talita Cristina

Monica Uehara disse...

Olha só quantas contribuições legais das nossas amigas, né?
Eu uso quase sempre arroz parbolizado ou integral, então nem sei se sei fazer o arroz tradicional direito...mas, já li uma dica que é pra lavar muito bem o arroz antes de refogar, pois aquele pozinho branco (amido) é que faz grudar. E refogar bem também ajuda pois a camada de gordura que se forma em volta do arroz impede que ele grude.
Aliás postei hj uma dica de amostra grátis do produto "meu arroz" lá na minha cozinha. Eu já usei e gostei. É claro que o temperinho caseiro é melhor, mas na pressa é uma boa pedida.

bjk

"Manjares da Manu" disse...

Haaa, esqueci de dizer águmas coisas!!!Lavar muito bem e deixar secar!!!(Faça isso bem cedo)
Eu tb uso um pouquinho de margarina para refogar e uso uma folha de louro tb!!!(coloque a folha de loura na hora de refogar).Prove e me diga se vc gostou!!!!Aprendi com a sogra!!!O arroz dela é muito bommmmmmm!!!

Bjs...Espero ter ajudado!!!

Unknown disse...

Vizinha,eu estava indo pegar uma xícara de açúcar na amiga ao lado, quando passei e ví as luzes de sua casa (blog) ...nossa que lindo aqui ...
Quando tiver um tempinho passe lá em Casa para um café...
Se resolver se hospedar , preparo minha melhor roupa e também venho para ficar !
Se precisar de algo é só gritar ,moro entre as montanhas e por lá tem eco.
Meu nome é Valeria , mas pode me chamar de Va .

Daniana Bittencourt disse...

Oi Andrea,
Eu frito um alho amassado com sal e coloco a água. Tem dias que espero a água esquentar... já em outros coloco o arroz na água fria mesmo. A única diferença é que sempre uso arroz parboilizado.
No meu blog tem uma receitinha de arroz com cenoura.
Abraços, Daniana
http://cozinhasemdrama.blogspot.com/

Marly disse...

Oi, girl,

Quisera ter tempo para ler todos os comentários pois acho que, com a prática, todos aprendemos a fazer um bom arroz, rsrs. O arroz, por ser neutro, é a base da refeição e pode fazer a diferença, ainda que os outros pratos estejam perfeitos.
O meu, faço assim: esquento o óleo (uma colher de sobremesa para cada xícara de arroz) e refogo nele um pouquinho de cebola ralada, quando ela começa a dourar, jogo o arroz que foi lavado, uma meia hora antes, e ficou escorrendo, numa peneira, apoiada sobre uma tigelinha (é importante que o arroz não esteja encharcado, pois estando, ele gruda ao fundo da panela). Então eu dou refogada, mexendo sempre, até perceber que ele foi todo frito, aí junto água quente (pode ser fria também) e uma colherzinha de tempero tipo 'sabor a mi', tempero completo e sem pimenta. A água é só o suficiente para cobrir o arroz. Minutos depois, a água seca e eu volto a colocar água, mas, um pouco menos do que da primeira vez. dou uma rápida mexida, tampo a panela, reduzo o fogo ao mínimo e deixo que o arroz cozinhe até ficar no ponto (cozido, mas não empapado). Ajudei?
Dica: não é bom mexer no arroz demais, enquanto ele cozinha pois isso faz soltar o amido dele, o que pode deixá-lo empapado.

tatiane disse...

Vim conhecer seu blog e já aproveito para deixar meu pitaco também, rs. Também faço o arroz refogado com alho e cebola, e sempre lavo, independente da marca. Quando não dá tempo de deixá-lo secando no escorredor, eu frito por uns 3min, mexendo sempre. Ah, o que fez muita diferença pra mim, e nunca mais tive arroz empapado, foi medir a água - que uso fervente e de uma vez só. Para cada medida de arroz, coloco duas medidas de água, isso se for arroz branco, para o integral aumento para três medidads de água. E quando ele está cozido, mas com um pouquinho de água no fundo da panela, desligo o fogo, deixo tampado por uns 10min, para evaporar o restante da água sem queimar o fundo. Espero ter ajudado, pois eu casei sem saber fazer arroz direito, rs.
beijos!

Postar um comentário