sábado, 11 de junho de 2011

PostHeaderIcon Informe: 12 alimentos que combatem a depressão

Oie amigas!!!! Tudo bem??? 

Estava lendo uma matéria super interessante sobre alimentos que combatem a depressão e resolvi compartilhar com vocês, porque nunca sabemos o dia de amanha né, a depressão pode abater qualquer pessoa, de qualquer idade. Acho muito válido passar essa informação pra vocês.


A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade".

A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)", ressalta Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença.

Castanha- do-pára


Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Segundo a nutricionista Abykeyla Tosatti, elas colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas. Mas também dá para fazer um mix saboroso dessas oleaginosas.

Leite

 
Leite e iogurte desnatado: eles são ótimas fontes de cálcio, mineral que elimina a tensão e depressão. "O cálcio ajuda a reduzir e controlar o nervosismo e a irritabilidade. Ele participa também das contrações musculares, dos batimentos cardíacos e da transmissão de impulsos nervosos e regulariza a pressão arterial", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de 2 a 3 porções por dia.


Melancia

Frutas: Melancia, abacate, mamão, banana, tangerina e limão são conhecidos como agentes do bom humor. "Todas estas frutas são ricas em triptofano, aminoácido que ajuda na produção de serotonina", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti. É recomendado o consumo de três a cinco porções de frutas todos os dias.


Laranja e Maça


 Laranja e maçã: elas ganham destaque porque fornecem ácido fólico, cujo consumo está associado a menor prevalência de sintomas depressivos. Além disso, por ser rica em vitamina C, a laranja promove o melhor funcionamento do sistema nervoso, garante energia, ajuda a combater o estresse e previne a fadiga.


Banana e Abacate

Banana e abacate: a banana é rica em carboidrato (hidratos de carbono), potássio e magnésio. Também é fonte de vitamina B6, que produz energia. "A fruta diminui a ansiedade e ajuda a ter um sono tranquilo", explica Abykeyla. Tão bom quanto, o abacate é outra ótima opção, e antes de dormir. Consuma duas colheres de chá da fruta pura (sem açúcar ou adoçante) todos os dias antes de se deitar.

Mel




Mel: esse alimento estimula a produção de serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e bem-estar. Para usufruir dos benefícios, duas colheres de sobremesa, ao dia, são suficientes.

Ovos
Ovos: "Eles são uma boa fonte de tiamina e a niacina (vitaminas do complexo B), que colaboram com o bom humor", aponta Abykeyla Tosatti. O recomendado é uma unidade por dia, no máximo. Quem tem colesterol alto deve se preocupar com o consumo em excesso, e evitar, principalmente a versão frita.

 Carnes magras e peixes

Carnes magras e peixes: "O triptofano, presentes nestas fontes de proteína, ajuda no combate da depressão e melhora o humor, pois aumenta a produção de serotonina, que exerce grande influência no estado de humor, pois é capaz de reduzir a sensação de dor, diminuir o apetite, relaxar, criar a sensação de prazer e bem-estar e até induzir e melhorar o sono", enfatiza a nutricionista Abykeyla Tosatti. Ela recomenda entre uma e duas porções por dia, principalmente de peixes como atum e salmão.

Carboidratos

 
Carboidratos complexos: eles ajudam o organismo a absorver triptofano e estimulam a produção do neurotransmissor serotonina, que ajuda a reduzir as sensações de depressão. "Uma alimentação pobre em carboidratos, por vários dias, pode levar a alterações de humor e depressão. Alimentos fontes de carboidratos: pães, cereais integrais (trigo, arroz)", explica a especialista Abykeyla Tosatti. A recomendação é de 6 a 9 porções diárias.

Aveia e centeio

Aveia e centeio: os dois são ricos em vitaminas do complexo B e vitamina E. "Estes nutrientes possuem grande importância, pois, melhoram o funcionamento do intestino, combatem a ansiedade e a depressão", diz a nutricionista Abykeyla Tosatti. A recomendação é de, pelo menos, três colheres de sopa cheia por dia.


Folhas verdes
Folhas verdes: estudos mostram que uma alimentação com consumo elevado de folato (importante vitamina do complexo B) está associada a menor prevalência de sintomas depressivos. Um dos alimentos ricos em folato são as hortaliças folhosas verde-escuras (espinafre, brócolis, alface). "Algumas pesquisas mostram que indivíduos deprimidos podem apresentar baixos níveis de vitamina B12, levando a diminuição do folato e o desequilíbrio do metabolismo dos neurotransmissores do cérebro associados ao controle do humor", adverte a especialista Abykeyla Tosatti. O recomendado é a ingestão diária de três a cinco porções por dia.

Soja

Soja: ela é rica em magnésio que é o segundo mineral mais abundante no nosso organismo e desempenha um papel fundamental na energia das células. Sua deficiência pode resultar em falta de energia. "O magnésio ajuda a reduzir a fadiga e aumentar os níveis de energia. Esse mineral combate o estresse porque tem propriedades tranquilizantes naturais, principalmente quando combinadas com cálcio", explica a nutricionista Abykeyla Tosatti.

Fonte: http://yahoo.minhavida.com.br/conteudo/13084-12-alimentos-para-combater-a-depressao.htm?ordem=12

Amigas então é isso,post gradinho, mas acho que é uma informação muito importantes pra todas nós!!!!



Bjs 

10 comentários:

Nutrição, Culinária e Tecidos disse...

Lindas imagens, alimentação equilibrada é tudo de bom.
Tem selinho p vc lá no blog.
Beijos e bom fim de semana.
Vanessa

"Manjares da Manu" disse...

Hj em dia estou mais atenta em fazer uma alimentação mais saudável!!!

Estou gostando muito da soja!!!

BJs...Bom domingo!!! E uma ótima semana!!!

Geovana Fontanella disse...

Oi Andreia, quanta informação importante, obrigada por compartilhar.Uma ótima semana para voce, bjos

Josy disse...

Amiga, informações ótimas vc trouxe aqui hoje. Hoje em dia precisa-se sim ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes. Adorei as informações e tem muta coisa importante que eu desconhecia. Obrigada por compartilhar querida.

OBS: Andréia, se seu kit não chegar até amanha, me avise, que entrarei em contato com a Sazón, mas eles costumam entregar direitinho viu...bjocas

Andréa disse...

QUE BOM MINHA QUERIDA QUE VOCÊ CONSEGUIU COMENTAR NO MEU BLOG, FIQUEI FELIZ, RSRS.
PARTICIPE DA PROMOÇÃO DA TIROLEZ.

ANDREIA QUE BELO POST PARABÉNS!
TENHA UMA ÓTIMA SEMANA!
SUCESSOS SEMPRE!
BJS......

Marly disse...

Olá, Andréia,

Por coincidência, eu estou para postar uma receita do Dom DeLuise, um homem que foi ator (muito conhecido e celebrado), comediante e também cozinheiro. E, como cozinheiro, o lema dele era: "Coma isto, pois isto fará você se sentir melhor", rsrs. Isto mostra como a comida afeta a gente psicologicamente. Bom post!

Um beijo e boa semana!

Ivani disse...

Adorei o post Andreia!
Informações importantes!
Acho que é por isso que dizem, que a gente é o que a gente come.
Ótima semana amiga.
Bjs

Fabiana disse...

Andréia,
Adorei as dicas!
Aqui consumo todos esses alimentos....adoro!
a castanha do pará, eu tenho que esconder, pois quando começo a comer um, não consigo parar..kkkkkk
beijos

Regina Fernandes disse...

Andreia,
Informação é sempre muito bem finda pois esclarece
muitas dúvidas que temos!
E esse post é de fácil compreensão,muito bom!
Bjinho minha linda.

Dri Dauzacker disse...

Déia, adorei o post! Em casa consumimos todos eles, só a soja que com pouca frequencia!
Boa semana!
Bjim

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